Casamento, rotina e filhos: essas palavras ainda podem ser um tabu na vida dos recém-casados. Mas, será que a realidade é tão assombrosa assim?
É fato que a chegada de um bebe impacta na vida da família, trazendo alegria, realização e, para alguns casais, é, até mesmo, a materialização de um sonho.
Mas, depois da chegada dos filhos, a vida de um casal jamais será a mesma. E isso não quer dizer algo ruim. Apenas é necessário atenção para que essa mudança não afaste os parceiros, trazendo uma falta de conexão e intimidade para dentro do relacionamento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre as separações que acontecem, 32% delas ocorrem antes do casal completar 5 anos juntos, enquanto 20% dos casais não comemoram nem dois anos de casados.
Os motivos? Segundo os especialistas, a chegada de um filho, as expectativas criadas para a vida a dois e a falta de diálogo estão entre os principais.
Mas, fique tranquila (o)! Felizmente, esses problemas são resolvidos de maneira simples e prática. Apenas algumas mudanças na rotina e no dia a dia já poderão trazer grandes efeitos na prática.
Por isso, confira abaixo 5 maneiras de tirar o casamento da rotina após a chegada dos filhos!
Você vai ver nesse texto:
- Casamento e rotina: eles são tão contrários assim?
- 5 maneiras de tirar o casamento da rotina após a chegada dos filhos
Casamento e rotina: eles são tão contrários assim?
Eu sei que o objetivo desse conteúdo é mostrar como tirar o casamento da rotina após a chegada dos filhos. Mas, é importante salientar que, quando em doses moderadas, a rotina não é a vilã de tudo.
O que eu quero dizer é que a rotina também tem o seu lado positivo! Ela permite mais organização para o nosso dia a dia, permite criar e realizar planos para conseguir atingir objetivos e realizações, sejam elas pessoais ou em família.
Principalmente quando se trata dos filhos, a rotina traz um ambiente saudável para a criança e permite um desenvolvimento melhor e mais seguro.
Além disso, querer evitar a rotina a qualquer custo e estar em uma busca incansável para que ela não aconteça é irreal e pode gerar uma grande frustração pessoal.
Por outro lado, existe a rotina nociva. Aquela que aparece nos casamentos e indica que as duas partes pouco estão fazendo para manter uma conexão, uma intimidade e um bom relacionamento.
E é essa que devemos combater diariamente. Por isso, trago aqui alguns sinais que indicam que a rotina perigosa pode estar crescendo dentro da sua relação:
Perda de assunto
Geralmente, esse é o ponto de partida da má rotina. Quando um casal para de conversar, de se interessar pela vida do outro ou de encontrar assuntos para abordarem, existe uma tendência de afastamento entre eles.
Deixar problemas sem resolver
Se você acha que ter uma DR é ruim, não tê-la pode ser pior ainda para um relacionamento! Isso porque é durante as discussões saudáveis e conversas que alguns problemas são resolvidos.
Quando deixamos de falar algo que nos incomoda, isso pode virar uma espécie de bomba relógio dentro de nós – com risco de explodir a qualquer momento.
Falta de toques
Os toques físicos são muito importantes para uma relação. E o toque não está somente nas relações sexuais – que também são igualmente importante.
Eles acontecem em um carinho, em um beijo, em uma carícia no dia a dia ou até mesmo em andar de mãos dadas em um passeio.
Com a chegada dos filhos, o distanciamento físico pode ser cada vez mais constante, causado, principalmente, pela falta de tempo, pelo cansaço e, principalmente, pelos sentimentos à flor da pele.
5 maneiras de tirar o casamento da rotina após a chegada dos filhos
Se você notou algum dos sinais acima no seu casamento, já pode começar a colocar em prática esses hábitos simples, mas que farão toda a diferença para o dia a dia da relação.
1) Conversem sobre tudo
Falar e escutar é um sinal de relacionamentos saudáveis. Lembra quando falei acima que a perda de assunto pode ser um dos primeiros sinais que a má rotina está se instalando?
Para resolver esse problema, a solução não poderia ser mais simples: conversem sobre tudo!
O casamento é sinal de parceria e isso significa que não há assunto proibido, vale falar sobre algo que não gosta, algo que gosta, desejos, pensamentos, entre outros.
Principalmente com a chegada dos filhos, é importante dividir e compartilhar o que está pensando e também escutar a visão do seu parceiro ou parceira sobre esse e outros assuntos.
2) Demonstrem carinho e gratidão
Esse é um exercício que pode ser levado para qualquer outra área da vida também.
A ideia, aqui, é focar nos pontos positivos que a outra pessoa tem ao invés de procurar pelas falhas ou outras características que causam insatisfação.
E muito mais do que somente pensar nesses bons adjetivos, é importante demonstrá-los!
Expresse o seu carinho e gratidão em voz alta. Diga ao seu parceiro ou parceira o que você mais admira nele (a), elogie a aparência física e também fale sobre os pequenos detalhes do dia a dia.
Além de ajudar no relacionamento, cria um ambiente positivo, servindo de exemplo para o pequeno ou pequena de vocês!
3) Tenham um tempo individual para cada um
O casamento é composto por duas pessoas. Isso significa: duas opiniões, dois pontos de vista, duas criações diferentes.
Logo, quer dizer, também, dois gostos diferentes. Por isso, é importante reservar um tempo para que cada um consiga fazer o que gosta, exercitar os seus hobbies, e, dessa forma, cultivar um relacionamento mais leve e saudável.
Do mesmo modo, essa é uma ótima maneira de passar um tempo individual e de qualidade com os pequenos, o que pode beneficiá-los também.
4) Entendam os sentimentos e não julgue-os
Durante os primeiros anos de vida de um bebê, os sentimentos dos pais podem ser os mais diversos possíveis.
Por isso, dentro do casamento, é importante entender o que o outro está sentindo e não julgá-lo por aquele sentimento.
Não existe certo ou errado. Se alguma emoção está prejudicando a relação, tente entender como e da onde ela surgiu e trabalhe para melhorá-la de maneira sutil, com acolhimento e compreensão.
5) Aprendam a sentir
Fazer algo novo sempre traz aquele friozinho na barriga, não é mesmo? Esse é o poder de experimentar algo pela primeira vez.
Porém, quando há uma procura incansável pelo inédito, o novo passa a ser rotina. Esse é o paradoxo do inédito.
E, se pararmos para ver de perto, todos os dias temos coisas inéditas acontecendo em nossas vidas. Principalmente para quem tem filhos, cada dia significa uma conquista diferente, uma pequena evolução e um mundo todo de descobertas.
Você sente a sensação de friozinho na barriga todos os dias? Se empolga com o que pode acontecer no dia seguinte?
Se caso a sua resposta foi “não”, eu te digo o porquê: você ainda não aprendeu a sentir da maneira correta.
Mas, saiba que você tem capacidade para isso!
Através dos cursos e terapias de nossa escola, ensinamos aos alunos como o corpo é poderoso e como você e o seu parceiro (a) podem se desenvolver para alcançarem todo o potencial que está guardado dentro de vocês.
Além disso, é dessa maneira que vocês podem aumentar a conexão e a intimidade, fortificando os laços e o relacionamento.
Confira aqui mais sobre nós e como já impactamos a vida de nossos alunos e venha transformar o seu relacionamento também!