Skip to main content

Disfunções sexuais: eu sei que esse assunto é delicado e, na maioria das vezes, as pessoas que sofrem com elas não gostam de falar do assunto. 

Mas, estou aqui para orientar esses pacientes. Acima de tudo para acolher e ajudá-los da melhor maneira. 

As disfunções sexuais não são raras. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). 

Nela, a psiquiatra Carmita Abdo revelou que 32,4% da população masculina entrevistada tem algum problema de ereção. 

Já quando estamos falando das mulheres, 44,4% tem dificuldade de chegar ao orgasmo, enquanto 40,3% revelaram sentir algum tipo de dor durante a relação sexual.

E já fica aqui o meu aviso: você não deve se sentir culpada (o) se você sofre com algum tipo de disfunção sexual. Na maioria dos casos, as disfunções sexuais podem ser causadas por problemas psicológicos e físicos também. 

Como eu disse acima, estou aqui para ajudá-los! Por isso, te convido a conhecer mais sobre a filosofia tântrica e como ela pode ajudar na hora do tratamento das disfunções sexuais. 

Nesse texto você vai ver: 

  • O que são disfunções sexuais?
  • O impacto das disfunções sexuais na qualidade de vida;
  • 5 disfunções sexuais que podem ser trabalhadas com o Tantra;
  • Disfunções sexuais: a solução pode ser mais simples do que você imagina.
As disfunções sexuais são qualquer tipo de dificuldade encontrada nas fases sexuais.

O que são disfunções sexuais? 

Para começarmos a entender melhor o assunto, nada melhor do que entender o que são as disfunções sexuais. 

A definição para disfunções sexuais, segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, é: “perturbação do desejo sexual e das modificações psicofisiológicas que caracterizam o ciclo de resposta sexual e provocam acentuado mal-estar e dificuldades interpessoais”. 

Em outras palavras, podemos dizer que as disfunções sexuais são qualquer tipo de dificuldade encontrada nas fases sexuais. Entre essas fases, temos:

  • Desejo;
  • Excitação; 
  • Platô; 
  • Orgasmo;
  • Resolução.

As causas das disfunções sexuais podem ser psicológicas ou orgânicas, ou seja, quando há algo físico que impede o desempenho sexual esperado. Em alguns casos, elas podem ser mistas – quando há causa orgânica e psicológica juntas. 

As disfunções podem aparecer de maneira isolada, mas, na maioria das vezes, elas aparecem de maneira combinada ou sequencial na mesma pessoa.

E é nesse ponto onde é necessário pedir ajuda! Vale consultar um médico ginecologista, para mulheres, ou urologista, para homens, e terapeutas

Há algumas classificações de disfunções sexuais. São elas:

Desejo

Nesse caso, o próprio nome já sugere qual é o problema: a pessoa não consegue sentir nenhum tipo de desejo sexual. Em casos mais graves, até evita falar sobre o assunto.

Excitação

A incapacidade de se sentir estimulada ou estimulado sexualmente também é considerada uma disfunção sexual. 

Orgasmo

Também como o próprio nome indica, esse tipo de disfunção acontece com a dificuldade ou ausência do clímax sexual e do orgasmo. 

Dor

Sentir dor durante o ato sexual também é uma disfunção. Assim como os demais, ela pode ter origem física ou psicológica.

O impacto das disfunções sexuais na qualidade de vida

Segundo o Tantra, nós, seres humanos, somos o equilíbrio de todas as partes da nossa vida. Além disso, a energia sexual é uma das mais potentes que temos.

Agora, imagine só se essa parte tão importante não funciona como deveria. Com certeza os impactos são sentidos também em todas as outras áreas da vida. 

Por isso, quem sofre com algum tipo de disfunção sexual pode apresentar, também, problemas como:

  • Baixa autoestima;
  • Baixa autoconfiança;
  • Isolamento;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Além desses citados acima, as disfunções sexuais podem trazer problemas para a intimidade e relacionamento do casal. 

As disfunções sexuais podem trazer problemas para a intimidade e relacionamento do casal.

5 disfunções sexuais que podem ser trabalhadas com o Tantra

O Tantra, como citado acima, é uma filosofia de vida. Um dos ensinamentos mais fortes dessa filosofia é a arte do sentir

Por isso, dentro deles há diversas práticas que podem ajudar não somente nas disfunções sexuais, mas também na reconstrução da intimidade do casal.

Quero te convidar, agora, a conhecer 5 disfunções sexuais que podem ser trabalhadas com o Tantra. Mas, quero deixar claro que elas não são as únicas que podem ser tratadas. 

Se você está com algum tipo de disfunção sexual, mas não sabe com quem conversar para tratar o problema, nos conte a sua história! Será um prazer ajudá-la (o). 

1) Ausência de desejo sexual

Conforme falado acima, o Tantra nos ensina a sentir! Como? Através de terapias, massagens, meditações, entre outras técnicas.

É através do toque que você vai aprender e entender todas as sensações do seu corpo, vai ressignificar o sentir. 

Com a terapia tântrica, você poderá entender se houve algum trauma do passado que levou a esse tipo de comportamento atual e, por fim, tratá-lo.

2) Ejaculação precoce

A ejaculação precoce acontece, principalmente, por motivos psicológicos, como a ansiedade. 

Para ajudar no tratamento dessa disfunção, a massagem tântrica é uma ótima aliada, já que ela trabalha o corpo, a respiração, o toque e a diminuição da ansiedade. 

Além disso, as práticas podem ajudar a tonificar a musculatura genital e despertar maior consciência corporal.

3) Incapacidade de chegar ao orgasmo

Essa disfunção sexual acontece mais em mulheres e, tecnicamente, é conhecida como anorgasmia.

Durante terapia tântrica, é possível entender que o corpo todo é uma potencial área orgástica, não apenas as regiões genitais. 

Você sabia que pode sentir orgasmos com o toque em qualquer parte do corpo? A terapia tântrica, é, acima de tudo, uma aula de autoconhecimento

4) Vaginismo

O vaginismo acontece quando uma mulher sente dor durante a penetração no ato sexual. 

Essa disfunção pode ser ajudada, mais uma vez, pela terapia tântrica. Isso porque, através dela, o terapeuta irá reduzir a tensão do corpo e ressignificar os sentimentos despertados.

Aos poucos, o trauma vai sendo substituído pelo prazer e pelos sentidos mais profundos. 

5) Impotência sexual

A impotência sexual pode trazer grandes danos psicológicos ao paciente. Por isso, as técnicas tântricas podem ajudar.

Através delas, são removidos os bloqueios emocionais, ocorre a liberação de energias negativas retidas no corpo e há a ressignificação de memórias. 

Na parte física, as técnicas tântricas podem ajudar na ativação de liberação de hormônios, além de relaxar e tonificar os músculos genitais, conforme falamos acima. 

Vale lembrar que a ajuda do Tantra para as disfunções sexuais são apenas para cunhos psicológicos. Em caso de persistência dos sintomas, é recomendado procurar um médico para solucionar o problema. 

Disfunções sexuais: a solução pode ser mais simples do que você imagina

Aqui na Agra, ensinamos os nossos alunos a sentir! 

Através de um método exclusivo, o Método Agra, você poderá aumentar a percepção do seu corpo e elevar o seu autoconhecimento

Além disso, se você está em um relacionamento e quer ter novas experiências com o seu parceiro ou parceira, nós também podemos te ajudar! 

Conheça as nossas terapias, massagens e cursos e entenda, verdadeiramente, o significado de sentir! 

Dan Agra

Dan Agra

Terapeuta Tântrico Especialista em práticas de autoconhecimento.

Deixe uma resposta

×