Skip to main content

Não. São três letras que, em alguns casos, têm o peso de uma tonelada – para quem escuta e para quem diz. 

Quantas vezes você já se pegou fazendo alguma coisa que não queria fazer? Ou se sentiu desconfortável em um ambiente que não queria ir? 

Quantas vezes assumiu uma tarefa que não era sua? Ou que não conseguia fazer pois estava com uma alta demanda, mas aceitou mesmo assim? 

Bom, eu aposto que foram muitas, não é mesmo? Isso acontece porque não fomos ensinados a dizer não ao longo de nossa vida. 

E isso já foi comprovado pela ciência! Depois de anos de estudo, a pesquisadora Vanessa Bohns acredita que, por muitas vezes, as pessoas aceitam os pedidos, mesmo quando não querem, por medo de criar conflito. 

Segundo ela: “Podemos sugerir que não nos sentimos confortáveis com alguma coisa, mas é muito mais difícil chegar e dizer ‘não, não vou fazer isso’”.

Além disso, uma outra pesquisa, realizada pela Universidade da Mudança, apontou que, após aceitar uma situação que não gostaria, o sentimento é de arrependimento, remorso e frustração, em síntese.

Se você está remando nesse barco de pessoas que não conseguem dizer não e se sentem mal depois de aceitar situações que não gostariam, então está no lugar certo para aprender o porquê você deve começar a aplicar mais essa palavra de apenas três letras na sua vida, sem o sentimento de culpa ou de que está machucando alguém querido. 

Confira a seguir.

Você vai ver nesse texto:

  • Por que não conseguimos dizer não?
  • Quando devemos dizer não?
  • Benefícios de saber dizer não; 
  • Dizer não, também é dizer sim.
Saber dizer não é também saber se priorizar

Por que não conseguimos dizer não?

Conforme mostrado pela pesquisadora Vanessa um pouquinho acima, muitas pessoas não falam “não” com medo de criarem algum tipo de conflito. 

Mas, há, ainda, alguns outros fatores que podem implicar nessa decisão também. São eles: 

Necessidade de agradar outras pessoas

Querer agradar e fazer o bem a alguém é um dos primeiros fatores que levam alguém a ter medo de dizer não. 

Esse é um sentimento muito nobre. Mas, é importante saber definir alguns limites pessoais também. Afinal, você não poderá agradar ao próximo se não conseguir entregar o seu melhor naquilo que está fazendo. 

Achar que os outros problemas são mais importantes do que o próprio problema

Todo mundo tem problemas, isso é fato. E não há como definirmos quais são maiores ou menores, porque cada pessoa enfrenta as situações com um olhar diferente.

Porém, pessoas com baixa autoestima tendem a se diminuir e desmerecer as suas necessidades, colocando o próximo sempre à frente. 

Nesses casos, elas se colocam em situações desconfortáveis por não conseguirem dizer não e por achar que a outra pessoa merece mais ajuda do que ela. 

Medo de perder uma oportunidade

É verdade que temos que nos agarrar e estar preparados para todas as boas oportunidades que nos aparecem.

Porém, será que 100% delas trazem bons resultados? Será que em, literalmente, todas as oportunidades, vale o esforço feito? 

Eu e algumas outras pessoas que estão acompanhando esse texto agora, podemos dizer, com certeza, que não! 

Mas, em casos de pessoas que possam ter passado por traumas ou períodos difíceis durante uma época da vida, a tendência é querer aceitar tudo o que é proposto, para que não volte para o cenário desfavorável novamente. 

Quando devemos dizer não?

É muito importante encontrar o meio termo entre o sim e o não. Afinal, aprender a negar algumas coisas não significa começar a dizer não para tudo. 

Dizer não para qualquer situação e para todos pode ser tão prejudicial quanto só dizer sim. Por isso, é fundamental ter alguns critérios para entender e aprender a dizer não de uma maneira saudável. 

Outro pensamento que é necessário desconstruir, é o conceito de que negar algo significa ser rude ou mal-educado. Tudo dependerá do modo, tom de voz e expressão em que a frase será construída. 

Mas, afinal, quando devemos dizer não? Tudo começa com o autoconhecimento! Ele é a chave da questão aqui. 

Quando uma pessoa se conhece bem, entende em quais momentos ela pode dizer não porque não se sentirá confortável na situação ou porque sabe que não conseguirá assumir uma demanda específica. 

Além disso, é fundamental entender que não somos responsáveis pela felicidade do próximo, mas, sim, pela nossa própria felicidade. Isso quer dizer que, quem não se conhece o suficiente e aceita uma situação que não deseja, está optando pela felicidade da outra pessoa ao invés da sua. 

Dizer não também ajuda a se impor em algumas situações onde a sua autoridade precisa ser exercida. E isso não significa que será ruim para quem está ouvindo. 

Na verdade, dizer não após analisar uma situação e ver que ela não seria possível, pode até aumentar o seu nível como especialista no assunto, além de preservar o relacionamento com a outra pessoa.

Se você está diante de alguma decisão difícil e está indecisa(o) do que fazer, pondere os seguintes pontos: 

  • O que eu realmente quero fazer? 
  • O que eu preciso fazer?
  • Quais as vantagens e desvantagens em dizer sim? 
  • Quais as vantagens e desvantagens em dizer não? 
  • Quais são as piores consequências que podem acontecer?
  • O que eu pensaria se tivessem dizendo “não” para mim, na mesma situação? 
Ao dizer não para algumas coisas, também estamos dizendo sim para outras

Benefícios de saber dizer não 

Podemos ver que aprender a dizer não já mostrou alguns pontos positivos até aqui. Mas existem alguns outros benefícios que são inegáveis quando colocamos todo esse aprendizado em prática. Confira comigo a seguir:

Define limites

Quem nunca ouviu a frase: “fulano está se aproveitando de você”? De uma certa maneira, ela pode estar certa.

É por isso que dizer não ajuda a estabelecer limites saudáveis entre você e a outra pessoa. Assim, os dois lados envolvidos entendem até que ponto é possível contar com a sua ajuda, sem que ninguém se prejudique com isso.

Esse tópico também pode ser válido quando falamos sobre criação de filhos, já que o não pode trazer mais inteligência emocional para a criança e ensinamento de valores como resiliência, ética, paciência, entre outros. 

Define expectativas

Assim como os limites, dizer não pode definir as expectativas que outras pessoas têm em relação a você.

Isso porque elas já entenderão os seus valores, seus limites e já vão saber o que esperar de você. 

Dessa forma, não há porque ter medo de decepcionar o outro: tudo já estará esclarecido, previamente, de maneira amigável.

Reduz o estresse

Assim como falamos no começo do texto, em muitas situações assumimos tarefas que não são nossas ou que não conseguimos dar conta depois, apenas porque não conseguimos negá-las.

Bom, e uma pessoa sobrecarregada é sinônimo de uma pessoa estressada, não é mesmo? 

É por isso que saber organizar bem as suas tarefas e dizer não quando não consegue assumir novos afazeres, pode ajudar a diminuir o estresse e todos os seus sintomas, como dores de cabeça, insônia, baixa imunidade, entre outros. 

Se você quer saber mais sobre o impacto que a felicidade tem em nossa saúde, confira o nosso conteúdo exclusivo!

Te coloca mais perto dos seus objetivos

Complementando o tópico acima, saber falar não pode ajudar com a gestão do seu tempo. 

A explicação é parecida: já que você não se comprometerá com tarefas que poderiam te sobrecarregar, vai poder dar mais atenção para tudo aquilo que realmente importa. 

E quando nos esforçamos e direcionamos as nossas energias para cumprir tudo aquilo que precisamos fazer, o resultado não pode ser diferente: alcançamos todos os objetivos que traçamos. 

Aumenta a autoconfiança e autoestima

Ao estudar uma proposta e rejeitá-la da melhor maneira, você se sente aliviado e, consequentemente, confiante, não é mesmo? 

Isso porque aprender a dizer não traz mais tranquilidade para expressarmos as nossas opiniões e sermos ouvidos. Além disso, mostra a nossa personalidade e autenticidade. 

Com a autoconfiança em alta, a autoestima também é melhorada, já que são sentimentos que funcionam juntos. 

Dizer não, também é dizer sim

Você já parou para pensar que quando você diz não para algo, está dizendo sim para outra coisa? 

Por isso, que tal começar a dizer mais sim para você? Para o seu autocuidado, sua relação consigo mesma (o), para o seu casamento e para a sua família? 

Para isso, te convido a conhecer a nossa escola! Aqui, você poderá conhecer novos caminhos, libertar-se de crenças limitantes, conhecer novas maneiras de pensar, curar disfunções sexuais e até mesmo experienciar sensações jamais descobertas antes!

Entre em contato conosco! Afinal, você merece dizer sim para você mesma (o)!

Dan Agra

Dan Agra

Terapeuta Tântrico Especialista em práticas de autoconhecimento.

Deixe uma resposta

×