O que autoconfiança significa para você? Um sentimento? Uma característica? Será que ela pode ser construída? Ou já nascemos com ela?
Pode parecer que algumas pessoas são mestres na arte da autoconfiança: não sentem medo, são corajosas e conseguem tirar os seus projetos do papel sem qualquer tipo de dificuldade.
Mas, fique sabendo: a autoconfiança é um sentimento e está dentro de cada um de nós. É a capacidade de acreditar em si e de confiar que você tem as habilidades necessárias para realizar uma tarefa da melhor maneira possível.
A boa notícia é que ela pode ser treinada diariamente. Por isso, se você não se sente tão autoconfiante hoje, que tal trabalhar para melhorar essa parte da sua vida?
Esse sentimento pode te ajudar muito, inclusive na parte amorosa. Um estudo feito por psicólogos americanos e australianos mostrou que a autoconfiança é uma arma poderosa quando o assunto é a sedução. E isso vale tanto para homens, quanto para mulheres.
Outra área que pode ser ajudada é a financeira: segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Flórida, pessoas que tinham uma imagem mais positiva de si enquanto adolescentes, conseguiram salários maiores na fase da meia-idade.
Está pronta (o) para aumentar a sua autoconfiança, mas ainda não sabe por onde começar? Te apresento hoje a relação desse sentimento com a filosofia Tântrica e, ao longo desse texto, vou te mostrar como o Tantra pode te ajudar a aumentar a sua autoconfiança. Confira abaixo.
O que você vai ver nesse texto:
- O que é a filosofia Tântrica?
- Quais fatores influenciam na baixa autoconfiança?
- Como ter mais autoconfiança com o Tantra?
O que é a filosofia Tântrica?
Quando falamos sobre Tantra, o que vem a sua mente? O sexo tântrico? A massagem tântrica?
De fato, são duas vertentes importantes – e complementares – dentro da filosofia tântrica, porém, ela é mais do que isso.
A filosofia Tântrica tem como objetivo o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos: físico, mental e espiritual. Esse desenvolvimento é feito através de exercícios práticos, que trabalham a consciência, a energia e os chakras.
Durante as sessões de práticas tântricas, é muito trabalhado o autoconhecimento, o momento presente e todos os sentidos do ser humano.
Ao contrário do que muitos pensam, o Tantra não está ligado a nenhuma religião e para ser praticante dessa filosofia, não é necessário nenhum requisito prévio.
Quer saber mais sobre ela? Eu te conto melhor aqui nesse texto.
Quais fatores influenciam na baixa autoconfiança?
Você viu acima que a autoconfiança é um fator que influencia bastante em questões do dia a dia de uma pessoa.
Por isso, se você quer começar a trabalhar melhor a sua, comece entendendo o porquê a sua autoconfiança está baixa. Assim, você terá um ponto de partida para começar a agir.
Alguns fatores que podem gerar um baixo nível de autoconfiança são:
Insegurança
A insegurança é o medo do erro e, consequentemente, de julgamentos e rejeições. Ela acontece quando você não está confiante nas suas habilidades.
Esse sentimento pode impedir a realização de sonhos e a conquista de objetivos, já que pessoas inseguras tendem a não realizarem ações novas e, consequentemente, acabam estagnadas.
Timidez e autocrítica exageradas
Indivíduos muito tímidos podem sentir que estão incomodando ou estão inadequados em diversas ocasiões, o que pode criar um cenário que não existe em suas mentes, impedindo que eles se arrisquem em situações inovadoras.
Por outro lado, um indivíduo com autocrítica exacerbada pode sentir, constantemente, que não é bom naquilo que faz, fazendo a sua autoconfiança não ser tão efetiva.
Ansiedade
Muitas vezes, quando queremos chegar em algum objetivo ou realizar um sonho, achamos que o caminho não permite erros ou falhas.
Mas, sabemos que na vida real não é assim e a ansiedade para ser alguém perfeito, sem limitações, pode acabar com a sua autoconfiança.
Como ter mais autoconfiança com o Tantra?
Sabendo um pouco mais sobre o poder do Tantra e da autoconfiança, quero te convidar para ser uma pessoa mais autoconfiante através dessa filosofia.
Veja agora algumas práticas que são realizadas aqui em nossa escola e que podem te ajudar a elevar a sua autoconfiança.
Massagem tântrica
A massagem tântrica permite que você consiga sentir melhor cada parte do seu corpo, o que ajuda no autoconhecimento.
Ela também ajuda a relaxar, o que libera hormônios da felicidade em nosso corpo. Um desses hormônios, a serotonina, pode acelerar na aprendizagem, de acordo com pesquisadores do Centro Champalimaud, em Portugal, e da University College, de Londres.
E, bom, a autoconfiança está diretamente ligada com o nosso conhecimento, não é mesmo? Quanto mais aprendemos sobre um assunto, mais autoconfiantes ficamos!
Terapia tântrica
A terapia tântrica é uma ótima ferramenta tântrica, que irá trabalhar na dissolução de bloqueios, ressignificação do sentir e cura de problemas sexuais que podem ter origem psicológica.
Dependendo do que o paciente gostaria de abordar, durante as sessões de terapia são trabalhados: a autoimagem, autocuidado e autoestima. Esses são pilares importantes para a formação da autoconfiança em todos os aspectos da vida.
Além disso, as disfunções sexuais podem ser um outro elemento que prejudica a autoconfiança de uma pessoa, afinal, ela sente como se não fosse boa o suficiente.
A maioria dessas disfunções tem origem psicológica, energética ou emocional, que são os pontos que a terapia tântrica trabalha.
É através do alinhamento dos chakras, do processo de autoconhecimento e autoaceitação, que essas disfunções são resolvidas e a autoconfiança melhorada.
Meditação
Há quanto tempo você não se concentra apenas em você?
O processo de meditação é uma prática poderosa para relaxar e, ao mesmo tempo, organizar os nossos pensamentos e entender os sentimentos.
Aumentar a autoconfiança implica estarmos seguros conosco, com as nossas decisões e nossos pensamentos também, afinal, somos regidos por eles.
Além disso, o nosso processo de decisão melhora se estamos mais descansados e menos esgotados. Dessa forma, evitamos erros e, consequentemente, aumentamos a nossa autoconfiança.
E você? Como tem praticado a sua autoconfiança? Se quiser saber mais sobre cada uma dessas práticas, entre em contato conosco!
O nosso maior objetivo é transformar a sua vida!