A conexão é um sentimento. Ela é intangível, não conseguimos tocá-la ou vê-la, assim como podemos fazer com um objeto, por exemplo.
Mas, a conexão no relacionamento é tão poderosa, mágica e importante que podemos senti-la a cada momento. Ela é quase que um fator material, que adentra como se fosse mais um elemento na relação.
Quando a conexão está fraca, podemos sentir no mesmo instante, bem como quando ela está forte e pulsante. Às vezes, chego a duvidar: será mesmo que a conexão no relacionamento não pode ser vista a olho nu?
O melhor de tudo é que a conexão pode ser construída, cuidada, remodelada, quando necessário e, principalmente, fortificada.
Segundo o Dr. John Gottman, psicólogo e pesquisador sobre estabilidade conjugal, dos Estados Unidos, as pessoas que se conectam regularmente com seu parceiro ou parceira podem preservar o relacionamento por mais tempo, além de trazer benefícios na manutenção do vínculo afetivo.
Pensando nisso, separei alguns exercícios simples de serem feitos e que irão potencializar a conexão no relacionamento – seja ele em qualquer etapa. Confira a seguir.
Você vai ver nesse texto:
- Benefícios de ter conexão no relacionamento;
- Sinais que a conexão no relacionamento está se perdendo;
- 5 exercícios para melhorar a conexão no relacionamento.
Benefícios de ter conexão no relacionamento
Conforme você viu um pouco acima, a conexão entre duas pessoas pode trazer, entre outras coisas, um relacionamento fortalecido e duradouro.
Mas os benefícios de ter conexão no relacionamento não param por aí. Ela também ajuda a trazer o sentimento de confiança entre as duas partes e pode te melhorar até mesmo na saúde física!
Confira mais sobre essas vantagens a seguir:
Aumenta a autoconfiança
Quando nos sentimos amados e amparados pelo nosso parceiro ou parceira, temos mais confiança em nós mesmos, já que sabemos que aquela pessoa estará do nosso lado para nos ajudar em qualquer obstáculo e celebrar todas as conquistas.
Além disso, ter as suas qualidades reconhecidas por alguém que você ama e admira ajuda a aumentar a autoestima e, consequentemente, a autoconfiança.
Com isso, você consegue melhorar em diversas outras áreas da vida: no trabalho, na relação com os pais, com os filhos e até mesmo na conquista de objetivos pessoais.
Melhora a saúde física e emocional
Ter uma forte conexão no relacionamento pode ser sentida até mesmo pelo corpo físico.
A explicação para isso é porque liberamos, em nosso organismo, a ocitocina, que é o hormônio do amor, e reduzimos o hormônio do estresse, o cortisol.
Com isso, a circulação sanguínea melhora e as chances de sofrer um ataque cardíaco ou outras doenças do coração diminuem consideravelmente.
Além disso, ser menos estressada (o) ajuda na diminuição da ansiedade e depressão.
Se você quer entender melhor como ser feliz pode ajudar na saúde física, confira o nosso conteúdo exclusivo!
Melhora a vida sexual
A vida sexual de um casal é um fator muito importante para um relacionamento.
Muitas vezes, aprendemos que ter relações sexuais é moralmente feio ou que não deve ser tão valorizado. Porém, na verdade, ela é uma ótima forma de criar e manter a conexão entre as pessoas envolvidas.
Quando estamos conectados com o nosso parceiro ou parceira, nos sentimos menos ansiosos, tensos e vergonhosos durante o ato sexual, tornando-o mais prazeroso e ajudando a diminuir disfunções sexuais ou dores durante a relação.
Se você está sentindo dores durante a sua relação, saiba que isso não é normal! Confira o nosso conteúdo exclusivo sobre esse tema.
Sinais que a conexão no relacionamento está se perdendo
É normal que, com o passar do tempo, a dinâmica de um casal mude. É irreal tentar manter os mesmos sentimentos do começo da relação quando se trata de um casal com anos de casamento, por exemplo.
Isso não significa que a conexão se desfez ou que é a rotina que está prejudicando a relação de vocês.
Além disso, é importante entender que a conexão no relacionamento é algo particular de cada casal. Não há certo ou errado e, por isso, você não deve comparar a sua união com a de outras pessoas.
Mas, é necessário prestar atenção em alguns sinais, que podem acender um alerta, indicando que a conexão no relacionamento pode estar sendo perdida. Alguns deles são:
- Falta de confiança um no outro;
- Falta de toques no dia a dia, como abraços, beijos, carinhos;
- Perda da cumplicidade;
- Falta de conversa;
- Falta de compreensão e paciência com o outro.
5 exercícios para melhorar a conexão no relacionamento
Se você identificou um ou mais problemas da lista acima: não se desespere! O primeiro passo para mudança já foi dado, que é a identificação da causa e vontade de querer resolver o problema.
Por isso, veja a seguir como começar a colocar a mão na massa e solucionar essa questão de uma vez por todas!
1) Tenha metas conjuntas
Que tal separar um dia para vocês criarem metas e objetivos conjuntos?
Escreva-os em um bloco de notas juntamente com os planos de como vocês irão trabalhar para conseguir alcançar aqueles objetivos.
Além disso, vocês podem anotar os objetivos pessoais de cada um e como o outro pode ajudar para a realização dessa conquista.
Essa é uma forma de criar conexão entre vocês e, de quebra, trazer um estímulo para focarem em um mesmo objetivo.
2) Pratique a gratidão
Durante a correria do dia a dia, muitas vezes nem reparamos em tudo o que o nosso parceiro ou parceira faz para nós.
Além disso, temos uma tendência em focar sempre em pontos negativos, o que acaba deixando a situação pesada e gera distanciamento.
Para mudar isso, comece a praticar a gratidão. Separe um momento do seu dia para pensar em tudo o que aconteceu e como a presença da outra pessoa te beneficia. Mas, não deixe tudo isso guardado dentro de você: demonstre esse sentimento!
Diga ao seu parceiro (a) o quanto você é grata pelo apoio, pelo carinho, pelos conselhos, pelo cuidado e todas as outras coisas que ele ou ela faz por você.
Com o passar do tempo, além de influenciar o próximo a fazer isso também, você irá desenvolver um sentimento de gratidão cada vez maior e começará a observar as situações pelo lado positivo, e não pelo negativo.
3) Trabalhe o amor-próprio
Aposto que você já ouviu a frase: não conseguimos dar aquilo que não temos. Bom, de fato, ela é verdadeira.
Quando nos sentimos bem com o nosso corpo, nossa alma, nossos pensamentos, sentimentos, entre outros, podemos entregar a melhor versão para as pessoas que nos rodeiam.
Além de ajudar a aumentar a conexão com o seu parceiro ou parceira, ter uma rotina de autocuidado e amor-próprio aumentará, também, a conexão consigo mesma (o)!
Por isso, que tal começar a se cuidar, assim como você cuida de pessoas à sua volta? Para começar, inclua na sua rotina hábitos saudáveis. Vale separar um momento para tomar um banho relaxante, tirar um dia para ir a um spa, fazer exercícios físicos regularmente, praticar um hobby, entre outros.
4) Alinhe as expectativas
Esse pode parecer um tópico desanimador, mas o que eu quero dizer aqui é que o relacionamento de vocês é apenas de vocês!
Por isso, ele pode ser feito da maneira em que as partes desejarem, sem padrões impostos ou regras do que é certo ou errado.
Para que os dois estejam na mesma página e não tenham expectativas diferentes acerca da relação, nada melhor do que uma boa e velha conversa. Explique os seus sentimentos e os seus desejos e escute o que o seu parceiro tem a falar também.
Ao final, vocês terão entendido o ponto de vista do outro e não irão se frustrar com algo que não será atingido. Além disso, esse exercício pode estimular a prática da conversa aberta e respeitosa, que é mais uma forma de aumentar a conexão do relacionamento.
5) Aprendam a sentir de verdade
Quando falamos em sentidos e sentimentos, o que vem à sua cabeça?
Você sabia que o nosso corpo tem um potencial incrível para sentir as sensações mais intensas? E, se você ainda não vive essa realidade, é porque ainda não aprendeu a sentir!
Para te ajudar com isso, aqui em nossa escola, utilizamos técnicas tântricas que irão trabalhar todos os sentidos humanos.
São cursos e terapias, que podem ser feitas individualmente ou em casal, que fortalecem a conexão e devolvem a intimidade perdida ao longo do tempo, ensinando e demonstrando todo o potencial que o seu corpo e o seu relacionamento possuem.
Se você ainda não nos conhece, confira o nosso site e veja tudo o que podemos te oferecer. Em caso de dúvidas, estaremos à disposição para conversarmos e indicar qual o melhor caminho para a sua história.
Não se esqueça de compartilhar esse texto para que mais pessoas consigam melhorar as suas conexões dentro dos relacionamentos!